A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) também fez um workshop direcionado a prefeitos, secretários e gestores municipais quanto ao ambiente de legalização empresarial nas cidades alagoanas. Organizado em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), o evento contou com o analista da Vox , Bruno Bryner que apresentou os detalhes das ferramentas que já estão a disposição dos municípios.
Segundo o presidente da AMA Marcelo Beltrão,” a riqueza que essas informações podem gerar vão dar um grande ganho ao município. Vamos ter dados concretos sobre o ambiente de negócios como também poder auxiliar aos empresários a produzir mais. É também uma ferramenta que chega para ajudar , em um momento em que a reforma tributária impõe ao municípios necessidade de aumento de receita que o IBS possa crescer.”
Essa modernização e simplificação do licenciamento e registro de empresas passa pelas análises das consultas prévias de localização e os ambientes de licenciamento empresarial ligados à Vigilância Sanitária e às secretarias de Meio Ambiente, Finanças, Indústria e Comércio.
O prefeito de Maribondo, Bruno Teixeira, que participou da abertura do workshop ressaltou a importância desse trabalho da Juceal para os municípios de Alagoas, que vão ter um suporte técnico qualificado e moderno.
A nova etapa da Redesim no estado, chamada de Redesim fase 2, foi estabelecida no dia 19 de setembro buscando uma evolução do ambiente de registro e licenciamento no estado além das ações já promovidas em Alagoas.
Com ela, estão previstas a automatização das consultas prévias para as 102 cidades, criação de sistemas para municípios e entidades governamentais, melhorias dos serviços incorporados e integração total entre sistemas, o que permitiria que diversos documentos fossem automatizados, a exemplo da inscrição municipal, e a inclusão de novos alvarás.
Fonte: AMA