Secult abre inscrições para curso de elaboração de projetos voltado a povos tradicionais
Capacitação visa fortalecer a capacidade de indígenas, quilombolas, ciganos e integrantes de comunidades de matriz africana na execução de projetos culturais

Iniciativa do Governo de Alagoas ampliar o acesso dos povos tradicionais às políticas públicas de cultura
Daniel Borges / Ascom Secult
A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) abriu as inscrições para o Curso de Elaboração de Projetos destinado aos povos tradicionais, dentro das ações do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Alagoas. Formação é voltada a indígenas, quilombolas, ciganos e integrantes de comunidades de religiões de matriz africana.
A capacitação será ministrada por Jonathan Silva, doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual (UFS), mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Ufal) e especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Mercado (USP). O curso tem como foco principal fortalecer a capacidade de elaboração, gestão e prestação de contas de projetos culturais, garantindo maior autonomia e acesso qualificado aos mecanismos de fomento da PNAB em 2025.
Segundo o instrutor, o conteúdo foi pensado para atender às necessidades específicas dos povos tradicionais, promovendo transparência, sustentabilidade e valorização da diversidade cultural no contexto das políticas públicas de cultura.
A formação será totalmente online, com encontros realizados entre 27 de outubro de 2025 e janeiro de 2026, sempre das 18h às 20h, abrangendo módulos sobre elaboração de projetos culturais, planos de trabalho, orçamentos, portfólios e prestação de contas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://cuca.al.gov.br/cursos_2025/show.php.
O secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz, destacou a importância da iniciativa como parte da política do Governo de Alagoas de democratizar o acesso às políticas culturais.
“Esse curso é um passo fundamental para garantir que os povos tradicionais de Alagoas tenham condições reais de acessar os editais e os recursos da PNAB. Estamos trabalhando para que cada comunidade possa transformar sua experiência cultural em projetos estruturados, com autonomia e sustentabilidade. É assim que fortalecemos a cultura viva e diversa do nosso estado”, afirmou Milton.
Confira a programação completa abaixo:
1. Elaboração de Projetos Culturais
Objetivo: Estruturação de um projeto: objetivos, justificativa, metodologia, plano de trabalho, orçamento e contrapartida
Datas: 27 e 31 de outubro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
2. Plano de Trabalho
Objetivo: Definição de metas e indicadores de impacto; Uso de ferramentas para organização do plano de trabalho; e Comprovação e utilização das cotas
Datas: 3 a 7 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
3. Elaboração de orçamento
Objetivo: Noções básicas de orçamento e precificação; e Planejamento financeiro para projetos culturais
Datas: 10 e 14 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
4. Elaboração de Portfólio
Objetivo: Como apresentar experiências e comprovar atuação cultural; e Uso de ferramentas para organização de portfólio
Data: 24 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
5. Resumo Geral e Tira Dúvidas
Data: 28 de novembro
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
6. Prestação de contas
Objetivo: Noções básicas de prestação de contas; Documentação e transparência na prestação de contas, e Relatórios de execução do objeto e de execução financeira
Data: Janeiro de 2026
Horário: 18h às 20h
Formato: Online
Fonte: AMA