spot_img
HomeMunicípiosParceria entre prefeitura e cooperativa viabiliza funcionamento da Unidade de Beneficiamento de...

Parceria entre prefeitura e cooperativa viabiliza funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Penedo – AMA


O prefeito Ronaldo Lopes e o presidente da Cooperativa dos Aquicultores e Pescadores do Baixo São Francisco (COOPESF), João Marcos dos Santos, firmaram nesta sexta-feira, 24, uma parceria para viabilizar a Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP).

A estrutura situada na comunidade Cooperativa 1º Núcleo vai funcionar por meio de um termo de incentivo locacional, gerando empregos diretos e indiretos que irão alavancar a piscicultura na região ribeirinha e no litoral sul de Alagoas.

Vereadores, membros da COOPESF, Colônia de Pescadores de Piaçabuçu, o secretário executivo de saúde da Sesau Alagoas, Guilherme Lopes, e representantes das secretarias de Desenvolvimento Agrícola e de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Indústria prestigiaram a formalização do termo na Prefeitura de Penedo.

“A gente vai beneficiar não só a tilápia, mas também camarão e o pescado do mar”, informou João Marcos, elogiando a assistência técnica que a Prefeitura de Penedo oferta aos piscicultores e a meta de fornecer o pescado beneficiado na UBP para alimentação escolar, o que assegura a compra dos produtos, garantindo renda para toda a cadeia produtiva do setor.

Ronaldo Lopes abordou essa nova fase para a UBP de Penedo, mencionando a importância do investimento para a região e a iniciativa que tomou no seu primeiro mandato, quando a indústria construída pela Codesvaf estava sem uso há mais de 12 anos, citando a articulação feita em 2022 com empresa de Paulo Afonso-BA.

“Eles não conseguiram ter os recursos necessários para investir na melhoria da indústria e disseram que não iriam conseguir tocar”, pontou o prefeito, elogiando a organização da COOPESF. “Vocês são um modelo de cooperativa, muito bem organizado e crescendo cada vez mais”, afirmou.

O vice-prefeito e gestor da SEMDAGRO, Valdinho Monteiro, frisou que uma das prioridades do governo Inovação e Crescimento é a criação de pescado em cativeiro, atividade que tornar-se mais viável economicamente com a UBP funcionando.

“Essa parceria com a cooperativa é fundamental para fechar todo o ciclo de produção porque gera garantia da compra e quando você tem a quem vender isso desperta até mais interesse na piscicultura e no camarão”, comentou Valdinho Monteiro sobre o investimento que também terá utilidade no campo da ciência.

O secretário José Marinho Júnior frisou que tanto a Ufal, com seu curso de Engenharia de Pesca em Penedo, e o Ifal, que oferta os cursos de Meio Ambiente e Química na cidade, serão parceiros em pesquisas na Unidade de Beneficiamento de Pescado. Ele acrescentou ainda que esse processo relacionado ao agronegócio terá Selo de Inspeção Federal, o que assegura a comercialização para todo território nacional.



Fonte: AMA

Últimas Notícias