Rodrigo se reuniu com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Batista; o diretor do Departamento do programa Nacional de Imunizações do MS, Eder Gatti Fernandes; e com o secretário executivo do MS, Adriano Massuda, para expor o panorama de meningite em Alagoas. Rodrigo destacou o apoio do presidente do Conasems Hisham Hamida; e do secretário executivo Mauro Junqueira.
A assessora técnica do Conasems, Kandice Falcão, que atua na área de imunização, também participou das discussões e deve fazer parte da comitiva que virá a Alagoas na primeira quinzena de setembro para avaliar os casos e adotarem as medidas cabíveis para reverter e/ou minimizar a situação.
“A letalidade em Alagoas já superou a média nacional e requer uma resposta urgente e coordenada para enfrentar essa crise” destacou Rodrigo Buarque, acrescentando que entre os diferentes sorogrupos de meningococo, o tipo B, ainda não coberto pelo SUS – vem gerando uma situação de endemia no Estado, afetando principalmente as crianças menores de cinco anos”, alertou o presidente do Cosems-AL.
Fonte: AMA