O Corinthians volta à ação neste domingo, 21 dias depois de ser campeão da Copa do Brasil, para iniciar a temporada 2026 em duelo com a Ponte Preta. A partir das 16 horas, entra em campo na Neo Química Arena, sem boa parte de suas principais estrelas e zerado em reforços, situação que deve mudar nos próximos dias após a queda do transfer ban na Fifa.
A punição foi derrubada na sexta-feira, 9, depois de o clube do Parque São Jorge pagar R$ 41,6 milhões ao Santos Laguna e quitar a dívida que mantinha pela compra do zagueiro Félix Torres. O zagueiro Gabriel Paulista, ex-Besiktas e que estava sem time, é o único reforço certo, por enquanto, mas ainda não está á disposição.
Limitado pelo transfer ban e pela situação financeira delicada, a diretoria corintiana ainda não conseguiu repor as saídas de Talles Magno e Romero, cujos contratos não foram renovados para aliviar a folha salarial de acordo com previsões orçamentárias. Também há uma lacuna nas opções do meio de campo, já que Maycon foi seduzido por uma proposta salarial extravagante do Atlético-MG.
Fora as saídas do elenco, o técnico Dorival Júnior ainda não poderá escalar muitos jogadores importantes. Memphis Depay está em reta final de recuperação de um edema no joelho esquerdo e Rodrigo Garro se recupera de cirurgia no punho esquerdo, enquanto Raniele está fazendo atividades específicas por causa de um desequilíbrio muscular. Martínez é outra baixa, pois está resolvendo trâmites relativos ao seu passaporte na Venezuela.
Durante quase toda a semana, o atacante Yuri Alberto não esteve com o grupo porque viajou à Itália para obtenção de cidadania europeia. Ele voltou na sexta-feira e treinou normalmente. Sua permanência no Corinthians, contudo, não é certa, já que recebeu uma proposta de 24 milhões de euros (quase R$ 150 mil) para jogar na Lazio. A proposta foi recusada pelo clube paulista, que espera um valor maior para negociar o atleta.
Enquanto espera as resoluções corintianas no mercado, Dorival chamou o meia Gui Amorim, o lateral-direito João Vitor \”Jacaré\” e o volante Luiz Gustavo Bahia, todos da base, para se juntarem ao elenco profissional. Pedro Raul, que estava emprestado para o Ceará, ajuda a aumentar o número de atletas disponíveis, pois foi reintegrado.
Apesar da falta de opções, o Corinthians está longe de estar com o elenco tão defasado quanto o do adversário deste final de semana. A Ponte Preta fez 11 contratações – entre as quais o zagueiro David Braz é o mais conhecido -, mas não pode utilizar nenhuma delas porque está punida com transfer Ban.
O técnico Marcelo Fernandes sequer tem um lateral-esquerdo à disposição, por isso vai improvisar o lateral-direito João Gabriel na posição. Frente ao impedimento de registrar novos atletas, Fernandes convocou oito jogadores que estavam disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior para compor o plantel.
A equipe de Campinas conviveu com problemas financeiras durante toda a temporada passada e chegou a dever salários durante a campanha da Série C. Mesmo assim, conseguiu o acesso para a Série B e foi campeã da terceira divisão.
FICHA TÉCNICA
CORITHIANS X PONTE PRETA
CORINTHIANS – Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Charles, André, Carrillo, Breno Bidon e Vitinho (Yuri Alberto); Gui Negão. Técnico: Dorival Júnior.
PONTE PRETA – Diogo Silva; Pacheco, Saimon, Diego Leão e João Gabriel; Rodrigo Souza, Gustavo Telles e Élvis; Diego Tavares, Bruno Lopes e Jeh. Técnico: Marcelo Fernandes.
ÁRBITRA – Daiane Muniz.
HORÁRIO – 16 horas.
LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo.
Fonte: Notícias ao Minuto


