spot_img
HomeMunicípiosCosems-AL reafirma compromisso com tratamento humanizado aos pacientes do SUS - AMA

Cosems-AL reafirma compromisso com tratamento humanizado aos pacientes do SUS – AMA


Pelo menos 100 artes de usuários de dez Centros de Atenção Psicossocial de (Caps) dos municípios da 1ª Macrorregião de Saúde de Alagoas fazem parte da exposição intitulada Imagens do Inconsciente, lançada nessa segunda-feira (3) na galeria do complexo do Teatro Deodoro, em Maceió. Na quarta-feira (5) serão expostos mais 100 trabalhos dos Caps da 2ª Macro no Arapiraca Garden Shopping (Partage).

O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Ademir Vieira, secretário de São Miguel dos Campos, reforçou o compromisso do Conselho em apoiar projetos que focam no tratamento humanizado dos pacientes do Sistema Único de Saúde do Estado (SUS). Segundo ele, os municípios estão mais voltados à questão da saúde mental.
O diretor do projeto Nise Cores e Formas, Vinícius Palmeira, pontuou na abertura do evento que a exposição faz parte do projeto Nise Cores em Formas que celebra os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira, alagoana que revolucionou o mundo com o movimento antimanicomial e tratamento humanizado às pessoas com transtornos mentais.

“Praticamos os ensinamentos dela por meio do trabalho de usuários dos Caps e temos o intuito de ampliar essas ações no nosso Estado e o Cosems-AL é uma instituição parceira na mobilização e divulgação desses trabalhos”, destacou Vinícius, acrescentando que a meta é realizar o Festival da Loucura para dar ainda mais visibilidade à criatividade dos usuários dos Caps.

A supervisora da Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Tereza Tenório, afirmou que as telas foram produzidas em outubro e o projeto, que contou com a articulação também dos municípios, trouxe vida, movimento e cuidado aos usuários do Caps, por meio da cultura e desenho, fazendo um ano comemorativo da Nise da Silveira. Esse ano temos muitas ações dos municípios em prol da Nise e agradecemos aos secretários que abraçaram a causa e viabilizaram nos municípios o trabalho desses usuários”, concluiu.

 

ASCOM COSEMS



Fonte: AMA

Últimas Notícias