A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) está promovendo o Projeto Semeando o Amanhã, uma iniciativa de educação ambiental direcionada para crianças das creches públicas de Penedo.
O trabalho da administração Ronaldo Lopes/Valdinho Monteiro é desenvolvido nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a cargo da equipe liderada pela gerente de educação ambiental da SEMARH Penedo, Kamyly Tereza.
A representante da pasta administrada pelo vereador licenciado Fagner Matias explica como o Projeto Semeando o Amanhã é realizado:
“Tudo começa com um momento especial de acolhimento, onde convidamos as crianças a embarcar em uma conversa leve e curiosa sobre o meio ambiente. Por meio de perguntas simples, levando-as para imaginação de forma lúdica, despertamos nos pequenos o olhar atento para o mundo ao seu redor. Não se trata apenas de falar sobre natureza, mas de fazer com que eles sintam que fazem parte dela e que podem cuidar dela desde já. Em seguida, é apresentada a peça ‘A Grande Aventura na Floresta Encantada’, utilizando fantoches e linguagem apropriada à faixa etária para abordar questões ambientais, com ênfase no descarte correto de resíduos, na coleta seletiva e no destino adequado do lixo”, destaca Kamyly Tereza sobre a encenação que tem a participação ativa das crianças, interagindo com os personagens e integrando-se à narrativa de forma divertida e educativa.
A cartilha educativa do personagem Zé Limpinho, material didático da Prefeitura de Penedo, também é utilizada durante as atividades do Semeando o Amanhã, iniciativa que tem ainda o trabalho da assessora técnica Ana Licya e das estagiárias Layane Vieira e Eduarda Bispo, alunas do curso de Meio Ambiente do IFAL; e Luana Silva, estudante do curso de Engenharia de Pesca da UFAL.
O encerramento de cada edição do projeto da SEMARH Penedo é o plantio simbólico de árvores, com mudas doadas pelo Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
“Como todo trabalho para as crianças, promovemos dinâmicas e brincadeiras para que elas identifiquem e compreendam as partes das mudinhas — raiz, caule, folhas — e a importância de cada uma, contextualizando o propósito da ação de forma concreta e significativa, para que assim elas possam colocar a mão na massa”, finaliza Kamyly Tereza.
Três CMEIs já foram visitados pelo Projeto Semeando o Amanhã, o Menino Jesus (localizado no Barro Duro), a antiga creche Rosete Andrade – situada na Vila São Francisco – e o Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Valfredo Messias dos Santos, vizinho da sede do Ministério Público Estadual.
As próximas creches contempladas com a iniciativa que envolve as secretarias de Meio Ambiente e Educação da Prefeitura de Penedo serão o CMEI Everaldo Peixoto Gama (ao lado do Fórum do TJ), CMEI Vovó Judith (Praça Clementino do Monte) e CMEI Professora Lúcia Nogueira (bairro Raimundo Marinho).
Texto Fernando Vinícius – jornalista Secom PMP
Fotos Daniel Floriano – social midia SEMARH Penedo
Fonte: AMA