spot_img
HomeMunicípiosSaúde: CNM e TCU ajustam ações conjuntas para tratar da sustentabilidade financeira...

Saúde: CNM e TCU ajustam ações conjuntas para tratar da sustentabilidade financeira dos Municípios – AMA


Na manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Tribunal de Contas da União (TCU) estiveram reunidos na sede do Tribunal, em Brasília. Na oportunidade, deram continuidade na temática de encontro realizado no fim de agosto sobre o subfinanciamento dos programas federais na Saúde.

Este é o segundo encontro desta temática. A analista técnica em Saúde da CNM, Midya Gurgel, apresentou a proposta da entidade para a construção de planejamento de atividade conjunta entre a Confederação e o TCU. “Nós já contamos com um mapeamento dos principais programas federais com defasagens que impactam a execução nos Municípios, através da plataforma Observa Políticas Públicas da CNM, mas queremos conhecer também o que o TCU já identificou”, apontou. “A ideia é criarmos um acordo técnico para propor um cronograma com metas com acompanhamento a partir das auditorias e reuniões quinzenais”, acrescentou o consultor da CNM Ricardo Hermany.

Sobre o acordo técnico, a secretária  de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável do TCU, Vanessa Lopes de Lima, ressaltou a importância deste passo, especialmente para os Municípios e a população, e propôs próximos encontros para analisar o que a entidade municipalista e o órgão de controle mapearam acerca do cenário. “Nós acreditamos ser importante que vocês conheçam o que estamos fazendo sobre a temática e que nós também possamos conhecer o que vocês têm feito. A partir daí, definimos um planejamento”, disse.

Ao complementar, o auditor-chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde do TCU, Alexandre Giraux Cavalcanti, enalteceu a importância da união entre a CNM e o TCU. “Nós estamos muito felizes com essa aproximação de vocês. Para nós, é muito importante”, reforçou.

Os representantes saíram da reunião já com duas outras agendas formadas para que haja essa troca acerca do detalhamento dos dados que ambos têm sobre o tema. A próxima agenda acontece no dia 25 de setembro.

Também participaram da reunião a analista técnica em Saúde da CNM Rita Bartole, a consultora da entidade Marli Burato, e a economista da área de Obras e Transferências Voluntárias da CNM, Alessandra Ferreira. Pelo TCU, participaram também o auditor-chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde, Vinícius Augusto Guimarães, o chefe do Serviço de Participação Cidadã, Aurélio Toaldo Neto, o coordenador de Ações de Controle da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde, Dagomar Henriques Lima e os auditores federais de Controle Externo Marília Galvão Piola de Souza e Vinícius Martins Trugilho dos Santos.

Programas Mais Especialistas 
Representantes do TCU aproveitaram a oportunidade para ouvir a percepção da CNM sobre o Programa Mais Especialistas. Isso porque eles estão finalizando uma auditoria sobre o tema, especialmente no que tange à questão das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), e gostariam de ver o cenário a partir da ótica da entidade, como maior representante dos Municípios brasileiros.

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias



Fonte: AMA

Últimas Notícias