spot_img
HomeMunicípiosSecult promove capacitação em Coqueiro Seco para reativar Biblioteca Pública Municipal -...

Secult promove capacitação em Coqueiro Seco para reativar Biblioteca Pública Municipal – AMA


Ação do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas forma servidores e apoia a reorganização do acervo, marcando o retorno do espaço à comunidade


Reativação da biblioteca marca um novo ciclo de fortalecimento das políticas de leitura e valorização da cultura em Coqueiro Seco

Daniel Borges / Ascom Secult

O Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), promoveu uma capacitação técnica em Coqueiro Seco com o objetivo de reativar a Biblioteca Pública Municipal. A iniciativa faz parte das ações permanentes do Governo de Alagoas para fortalecer a rede de bibliotecas e incentivar o acesso à leitura e ao conhecimento em todo o estado.

 

Durante a atividade, a coordenadora do Sistema, Mira Dantas, e a técnica Diana Vasconcelos conduziram uma formação teórica e prática voltada à reorganização do espaço e à capacitação dos servidores. O trabalho envolveu desde uma sensibilização sobre a importância social e educativa das bibliotecas até a montagem completa do acervo, como seleção, classificação e disposição dos livros nas estantes.

 

O espaço, que estava desativado há alguns anos, será reinaugurado sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura, garantindo a democratização da leitura.

 

“Há anos a biblioteca de Coqueiro Seco estava desativada, e agora a Secretaria de Cultura do município assumiu a gestão com o compromisso de reabrir esse importante espaço. Fizemos uma capacitação de sensibilização sobre a importância das bibliotecas e também ajudamos, na prática, a montar o espaço do zero — desde o posicionamento das estantes até a organização e classificação dos livros. Foi um trabalho conjunto, de consultoria e orientação técnica, que agora seguirá com a equipe local”, disse Mira.

 

Para Diana Vasconcelos, técnica do Sistema, a ação representou um reencontro com o valor social das bibliotecas.

 

“Foi uma experiência muito rica. Ver o empenho da equipe local em aprender e colocar a mão na massa para reorganizar o acervo nos enche de esperança. Cada livro que volta para a estante representa a retomada de um espaço de conhecimento e convivência para a comunidade. A biblioteca é um lugar de encontro, de aprendizado e de cidadania, e participar desse processo de reabertura foi muito gratificante”, falou.

 

Já o secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa em exercício, Milton Muniz, destacou o papel do Sistema de Bibliotecas Públicas como ferramenta essencial para fortalecer a política cultural e garantir que o acesso à leitura chegue a todos os municípios.

 

“Cada biblioteca reaberta é uma vitória para a educação, para a cultura e para a cidadania. O trabalho realizado em Coqueiro Seco mostra o compromisso do Governo de Alagoas e também do nosso governador Paulo Dantas em apoiar as gestões municipais na revitalização dos espaços de conhecimento e convivência”, ressaltou o gestor.

 

“Como secretário de Cultura de Coqueiro Seco, tive a honra de receber a coordenadora estadual para compartilhar seu conhecimento com a nossa equipe, responsável pela Biblioteca Municipal. Foi um dia extremamente produtivo, e sou profundamente grato à parceria entre o município e o Governo do Estado de Alagoas, que torna possível o fortalecimento da nossa biblioteca e o acesso à cultura para toda a comunidade”, disse João Imbuzeiro.

 

Para a coordenadora da Biblioteca Municipal de Coqueiro Seco, Dorinha Santos, a visita do sistema representa um momento de transformação.

 

“A biblioteca estava fechada, desorganizada, tudo fora do lugar. Com o conhecimento maravilhoso da Mira, recebemos um norte para começar a reorganização. Hoje, estamos com a cabeça cheia de ideias e projetos e descobrimos que a biblioteca não faz parte apenas da educação, mas é, de fato, um espaço cultural importante para o nosso município”, disse.

 

 

“É um prazer enorme trabalhar agora com a biblioteca organizada, com estantes montadas e livros devidamente separados. Esse foi o primeiro passo, e acreditamos que vamos arregaçar as mangas e continuar trabalhando cada vez mais, adquirindo conhecimentos e passando-os para a população. É muito gratificante que a nossa comunidade saiba que temos uma biblioteca funcionando e à disposição de todos”, reforçou a gestora.



Fonte: AMA

Últimas Notícias